domingo, 14 de novembro de 2010

32° DIA DO TEMPO COMUM - FOLHA DE CULTO

                                             A Nossa Fé




 
  "A obra de Deus é esta: que acrediteis naquele que ele enviou (Jo, 6:29).A fé para João é o coração da vida cristã.Acreditar é confiar em Jesus,acolher o mistério da sua pessoa.Isso explica por que razão,no Evangelho de João,expressões como "reconhecer" ,"acolher" ,"ver" ,"vir até" são sinônimas de acreditar.
  Para acreditar,segundo João,precisamos de sinais.A fé é despertada pela vista.Ver vem antes de crer.No momento da ressurreição de Lázaro,'muitos que tinham vindo com Maria e tinham visto o que Jesus fizera,acreditaram nele' (Jo,11:45).Quando Pedro e o discípulo que Jesus amava viram o túmulo vazio,acreditaram (Jo,20:8).
  No relato de João,a multidão também viu um grande sinal,a multiplicação dos pães.Ao pensar que tinha encontrado o Messias,vai à sua procura.Mas mesmo se a multidão viu um sinal espantoso,não compreendeu o verdadeiro sentido.Ver é só um primeiro passo no caminho que conduz à fé.Por etapas,Jesus vai convidá-los a que não parem no caminho.
  Primeiro,ao partir sozinho para a montanha quando vêm para o fazer rei,Jesus quer dizer que não é o Messias,tal como o tinham esperado.Por vezes,o que impede de acreditar são nossas idéias feitas.Como Jesus não reage de acordo com os seus conceitos,a multidão não compreende o que ele faz.
  Em seguida,Jesus vai ajudá-los a compreender a verdadeira razão pela qual eles o procuram.A multidão não compreendeu que Jesus é o pão da vida.Ela procura-o porque sua fome foi saciada.O que impede de crer é ficar fascinado pelo sinal,mas incapaz de ir mais além.Na fé somos sempre convidados a dar mais um passo, a trabalhar por um alimento que permaneça a vida eterna."

                                          Meditação extraída do site da comunidade de Taizé,França.

Nenhum comentário: