domingo, 17 de outubro de 2010

29° DIA DO TEMPO COMUM - DOMINGO EUCARÍSTICO

                                Reflexão sobre a realidade




  Interpretar a Bíblia,sem olhar a realidade da vida,é o mesmo que manter o sal fora da comida,a semente fora da terra,a luza debaixo da mesa;é como o galho sem tronco,olhos sem cabeça,rio sem leito.
  Pois a Bíblia não é o primeiro livro que Deus escreveu p/ nós,nem o mais importante.O primeiro livro é a natureza criada pela palavra de Deus;os fatos,os acontecimentos,a história,tudo o que existe e acontece na vida do povo,é a realidade que nos envolve.Deus quer comunicar-se conosco através da vida que vivemos.Por meio dela.Ele nos transmite sua mensagem de amor e justiça.
  Mas nós homens,por causa dos nossos pecados,organizamos o mundo de tal maneira e criamos uma sociedade tão torta,que já não é possível perceber claramente a voz de Deus nessa vida que vivemos.Por isso Deus escreveu um segundo livro,que é a Bíblia.O segundo livro não veio substituir o primeiro.A Bíblia não veio ocupar o lugar da vida.A Bíblia foi escrita para nos ajudar a entender melhor o sentido da vida e perceber a presença da palavra de Deus dentro de nossa realidade.
  Santo Agostinho resumiu tudo isso da seguinte maneira:A Bíblia,o segundo livro de Deus,foi escrita para nos ajudar a decifrar o mundo,para nos devolver o olhar da fé e da contemplação,e para transformar toda a realidade numa grande revelação de Deus.
  Por isso,quem lê e escuta a Bíblia,mas não olha a realidade do povo oprimido nem luta pela justiça e pela fraternidade,é infiel a palavra de Deus e não imita Jesus Cristo.
  Ele é semelhante aos fariseus que conheciam a bíblia de cor,mas não a praticavam.

                           Que Deus esteja sempre conosco!Amém.
                                                                             Carlos Mesters in Flor sem Defesa

Nenhum comentário: