COMO VOCÊ PERCEBE DEUS?
POR:REV.NÁDIO BATISTA
TEXTO:IRs 18,1-13-ENFATIZAR OS VRS. 11-13
Conforme Eugene Peterson,temos uma enorme tendência a olhar para a vida com a ótica jornalista.
Buscamos o grande,valorizamos o extraordinário,exaltamos o glamoroso.A espiritualidade pós-moderna é assim:brilhante e pragmática.O conceito de "benção" hoje,tornou-se sinônimo de sucesso.Na espiritualidade moderna,não há espaço para a Contemplação,para o silêncio,para o simples,para o "pequeno".
A presença de Deus só é percebida nas grandes Igrejas,nos ministérios "bem-sucedidos" e quando a técnica de marketing é poderosa.A presença de Deus não é mais percebida pela Comunhão,pela amizade.Ela,só é percebida pela capacidade produtiva,pelas experiências fantásticas,pela saúde física e pelo sucesso econômico.
I-A presença de Deus e a graça de Deus são Dinâmicas.
Os Evangelhos e as melhores tradições cristãs,nos ensinam que a presença e a graça de Deus são Dinâmicas.Elas atuam nos acontecimentos simples e rotineiros do dia-a-dia.
A visão jornalística e pragmática da vida é que nos cega.Por isso não percebemos Deus no nosso dia-a-dia.Essa visão nos afasta da Contemplação=Ato de Contemplar,considerar.
A Contemplação e a imaginação sempre ocuparam um lugar fundamental na formação do povo de Deus.Grande parte do ensino de Jesus deu-se através de parábolas e histórias que levaram as pessoas a imaginar a riqueza do reino de Deus.E o seu propósito para a vida.Os "lírios do campo",as "aves do céu",a "casa sobre a rocha",a "videira",a "ovelha perdida".São imagens que nos convidam a Contemplação e não a formação matemática da Fé.
II-A Contemplação nos permite reconhecer e valorizar o Pequeno e o Silêncio(sl 131,1-2)
O salmista percebe o valor das coisas pequenas e simples.Isto é viver acima das circunstancias,isto é não permitir que as circunstancias determinem o meu pensar,o meu falar,o meu agir.Isto é libertar-se da mentalidade cortesiana que cultivou o homem e a mulher desta época.
Libertar-se da visão jornalística e pragmática é reconhecer a presença e a graça de Deus no dia-a-dia,é experimentar o descanso da alma;é provar da confiança de quem aprendeu a crer no cuidado divino,é perceber Deus,seja num evento extraordinário ou em outro,singelo e discreto.
Isto significa "ser Espiritual"
Nenhum comentário:
Postar um comentário