sábado, 18 de dezembro de 2010

CORAÇÕES AO ALTO,A SALVAÇÃO SE APROXIMA!

  Parece ter sido escrito hoje!Nas leituras de hoje poderia ser um dos que perseguem os sinais de esperança,andando por nossas ruas,subindo os morros,convivendo com traficantes,no meio do tiroteio e das balas perdidas,caminhando com os habitantes dos lugares de toda pobreza e miséria:A porta do barraco era sem trinco,/mas  a lua furando o nosso zinco/salpicava de estrelas nosso chão...(Orestes Barbosa).Não tem mais zinco,mas os telhados são furados por balas perdidas..."A poesia tem comunicação secreta com o sofrimento do homem”(Neruda).Difícil é imaginar o poeta bíblico dentro de um shopping, veloz para gastar as economias reunidas o ano inteiro,cheio de urgências consumistas,respondendo ao marketing insistente da mídia.Mais adequado imaginar o salmista nos caminhos e nas vielas arriscando-se aos tiros trocados com a polícia,nos lugares de toda miséria.
  Quem está encantado pelas guirlandas,as lâmpadas piscantes,árvores de natal em verdes artificiais,é convidado a reter-se por um momento e olhar o entorno.Pensar sobre a asfixia das festas inúteis,dos compromissos obrigatórios,das trocas de presentes,e parar para ouvir uma canção bíblica (salmo 146);escutar o tum-tum-tum rítmico,envolvente,fascinante,dos que deviam chorar,mas dançam e cantam incompreensivelmente a esperança.Mas é o que este salmo desperta em nós,ouvindo sua música,enquanto nos deixamos arrebatar: Como vamos cantar / este canto imprevisto / tão distantes do lar / tão no mundo sem Cristo(...) / Como vamos cantar se o irmão se o irmão é explorado, / se lhe fazem calar / se ele é sempre anulado? / A canção do Senhor tem de ser verdadeira, / para ser o louvor na terra brasileira (Jacy Maraschin).
  A fé bíblica,com todas as suas implicações,fala neste Advento da luta dos oprimidos e da sua emancipação.Os delírios fundamentalistas apocalípticos,no entanto,chegam ao extremo: é o máximo da loucura: querem suspender a esperança com a cumplicidade dos demônios da pregação medieval da pregação medieval sobre guerras espirituais.Há também que coloque Deus como causa ou como juiz que potencializa o sofrimento humano,condenado pecados e culpas individuais,enquanto ignora pecados estruturais da sociedade impiedosa.A esperança é uma virtude complexa,em sua sustentação e defesa.Depende da consciência de estar no mundo e descobrir a solidão humana ante a imensidão do Universo.Um mundo marcado pelo fatalismo,pela resignação à injustiça e ao naturalismo dos determinismos resistentes às transformações.
  Não faltará quem nos diga,enquanto representantes da autoridade espiritual que nos cerca:” sempre foi assim” , e o “deus deles” faz parte das forças que esmagam as pessoas,um impedimento aos planos mais altos de bem-estar social,à vida plena e à dignidade humana.
  Não é aceitável que privilegiados,para quem não é mais utopia os sonhos de bem-estar pelo desenvolvimento da técnica – locupletados de recursos,na saúde,na medicina,na educação,no domínio da natureza,no lazer –, lembrem-se apenas dos símbolos do consumismo reunidos no Natal dos ricos e dos bem-postos.A natalidade do Messias de Deus é a resposta do Evangelho deste domingo de Advento.O concreto da vida humana,as tendências dos homens e mulheres,caminhando em esperanças e transformações,aponta as carências e possibilidades reais latentes na vida de fé.Em nossas comunidades,preparamo-nos para comemorar uma data de grande importância para a nossa fé: Natalidade do Senhor,ponto culminante do Advento.O reinado de Deus está na pauta da segunda vinda,inclusive.Uma paisagem bíblica familiar é-nos apresentada.Ele manteve a esperança de seu povo,esmagado pelos impérios poderosos do Oriente,enquanto povo e sociedade,envergonhados de seus próprios pecados.O profeta apresentou imagens belíssimas de salvação.Por exemplo,falando de uma milagrosa primavera no Líbano,a grande cordilheira ao norte da Palestina,da qual de extraíam madeiras preciosas e pedras necessárias para as construções (Isaías 35,1-10).
                                                             (Continua na próxima folha de culto)


Nenhum comentário: