segunda-feira, 6 de setembro de 2010

23° DIA DO TEMPO COMUM - DOMINGO(CULTO DE CELEBRAÇÃO)

CULTO EUCARÍSTICO
Textos:
Sl 90                Lc 14:25-33





                                                              Liturgia e Culto
  "Um dos mais graves problemas vividos pela igreja hoje é o relativo às suas formas de comunicação com o povo.(...)cremos que o problema da Liturgia,da manifestação  pública da Igreja como  comunidade reunida que dá testemunho através dos atos sacramentais e de adoração,da revelação de Deus aos seres humanos deve ser encarado com seriedade para que tais gestos não percam sua real significação entre seus destinatários." (Zwinglio M.Dias)

  "Por outro lado,há muita gente que tem medo das 'inovações',porque lhes parecem ameaçadoras da paz eclesiástica e,portanto,do progresso da Igreja.É na liturgia,mais que em qualquer outra atividade,que a igreja se revela tal qual é." (Jaci Maraschin)

  "Liturgia segundo sua etimologia neotestamentária tem a ver com prestação de serviço a Deus.É o exercício do Ministério da Reconciliação (2 Co 5:18) por parte da Comunidade dos fiéis,que através do drama Litúrgico  recapitula a História da salvação,oferece a si mesma a Deus como sacrifício vivo,intercede pelo mundo,e denuncia todas as forças negativas que tentam impedir a expansão do Reino.Nela a vida e o trabalho da comunidade são oferecidos em ações de graças,para que Deus os santifique e pela sua misericórdia tudo transforme e canalize para os seus propósitos eternos.Liturgia é adoração e louvor pelos atos libertadores de Deus;atos de graças pela vida,paixão,morte,ressurreição e ascensão de Jesus Cristo,assim como celebração dos eventos que compõem a existência,uma vez que esta última readquire sentido  visto na perspectiva da vitória de Jesus Cristo sobre a morte." (J.Bitencourt Filho)


  Segundo Kirts, "celebrar culto é sempre uma resposta.Antes de qualquer culto estão a palavra e o gesto de Deus dirigido a nós.O culto segue,como resposta.Porque Deus se dispõe e quer o encontro com sua comunidade,pessoas podem planejar,organizar,fazer a liturgia.Então Liturgia é algo que se faz."
 

Nenhum comentário: