por:Rev.Nádio Batista
Foi a pergunta que o Rev.Gerson Correia da Lacerda fez a IPI quando esta completava seus 100 anos de existência.O que diferencia da pergunta que faço hoje a IPU-Amazônia são números.Ele fez : será que chega aos 100 anos?Eu faço : será que chega aos 56 anos?
A pergunta parece inadequada e absurda!Chega até ao ponto de incomodar.Muito mais quando já se passou por tantas dificuldades,tantas tempestades e ainda se está de pé.E mais,quando sabemos que não se está parado,pois é bem verdade que nossa Igreja está caminhando.O momento,portanto,é de certa forma,de celebração,de alegria,de se render graças a Deus pelas vitórias alcançadas.
Mais é precisamente neste momento de alegria que faço a IPU-Amazônia a pergunta : nossa Igreja chegou aos 28 anos,será que chega aos 56 anos?
Não formulo esta questão para gerar desânimo.Ela tem outro objetivo.Quero na verdade que os irmãos e irmãs avaliem com amor e sinceridade a nossa realidade,o nosso ânimo e compromisso com esta igreja e a partir deste olhar pense no futuro da IPU-Amazônia.
Isso é muito importante!Só faz esta avaliação aquela(e) que ama e deseja o melhor para esta Igreja.Você ama esta Igreja?Tenho certeza que sim.Na verdade,todos e todas que conhecem a IPU,aprendem a amá-la.
Então,é hora de perguntar : já vivemos 28 anos;será que subsistiremos mais 28?Temos um passado;será que temos um futuro?
Não tenho dúvidas que o teste do tempo proposto por Gamaliel no passado a Igreja que estava iniciando tem muito a nos dizer.Leia sobre o teste em At 6,38-39.O teste do tempom de Gamaliel consiste simplesmente no seguinte: o projeto ou a atividade que é de Deus permanece no tempo e na história!O projeto ou a atividade que não é de Deus,desaparece do tempo e da história!
E nós podemos afirmar que este teste pode ser aplicado à nossa Igreja.Foi por ser uma Igreja de Deus que a IPU-Amazônia resistiu por 28 anos.Foi por ser uma Igreja de Deus que a nossa Igreja não acabou.Foi por ser uma Igreja de Deus que ela tem subsistido até agora
Este é o primeiro elemento,o elemento fundamental,para que a Igreja permaneça e não desapareça: ela tem de ser a Igreja do Trino-Deus.
Mas existe ainda um segundo elemento para garantir a existência da Igreja: a Igreja só permanece se contar com o amor,a dedicação e o compromisso de vidas dedicadas ao Senhor.
Podemos resumir as palavras amor,dedicação e compromisso usadas aqui em uma só palavra: SACRIFÍCIO.A Igreja do primeiro século subsistiu por ser de Deus e por contar com pessoas que se sacrificaram por ela.Leia Hb 11,35b-40.Foi por isso que a Igreja do primeiro século não desapareceu.
Ela teve futuro porque vidas se sacrificaram!Ela não foi eliminada porque pessoas se sacrificaram sem reservas,chegando até ao martírio!
E isso vale também para a IPU-Amazônia.Ela chegou aos 28 anos,mas isso teve um preço!Foram muitos os que gastaram a vida,dedicaram tempo,e até sacrificaram ambições pessoais e oportunidades por ela.
E agora,diante da pergunta: será que chega aos 56 anos?A resposta é uma só:nossa amada igreja só permanecerá se contar com a graça de Deus e com a dedicação de nossas vidas.Essas duas coisas estão ligadas.
Deus sempre fará a sua parte.Mas também conta com o seu amor e dedicação por esta Igreja.Ele conta com o sacrifício de nossas vidas para que a IPU-Amazônia permaneça para sempre!
Só há um futuro com sacrifício.A IPU-Amazônia só terá futuro e será relevante se,contando com a graça de Deus,nós nos dedicarmos inteiramente ao trabalho do Senhor.
A IPU AMAZÔNIA CONTA COM VOCÊ.
Além desses dois elementos,a IPUA para garantir seu futuro precisa:
1)Conciliar Tradição e Modernidade
2)Conciliar Razão e Coração
3)Conciliar Qualidade e Quantidade
4)Conciliar Mensagem e Marketing
5)Conciliar Inteligência e Dedicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário