segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O DESEO DE ESTAR PRÓXIMO DE DEUS (HOMILIA DO DIA 25/07/10 - POR:REV.: NÁDIO BATISTA)



TEXTO:MATEUS 16,24

INTRODUÇÃO:
Três enfoques levam as pessoas à crença em Deus e consequentemente ao desejo de estar próximo Dele.
Em todos os casos,esses caminhos conduzem ao amor a Deus.Porém nem todos conduzem a uma fé prática.

I - Análise Intelectual
Aquele que analisa a transcendência de Deus,compreende-o ao máximo de sua capacidade mental,naturalmente conclui que ele é grandioso além da descrição humana.Em seguida é despertado nessa pessoa um desejo ardente de estar próximo de Deus.

Trata-se de um processo inerente ao intelecto humano,que examina um conceito ou objeto p/ julgar o valor de si.Em seguida transfere sua conclusão às emoções,o que resulta em atração ou rejeição.Se o intelecto conclui que,de alguma forma,pode derivar benefício deste conceito automaticamente anseia por ele.

II - Meditação
Também não deixa de ser uma estimativa intelectual.Porém,neste processo a meditação percebe como este relacionamento com Deus poderá favorecê-lo.

Normalmente esta avaliação conclui o quanto  essa aproximação de Deus pode trazer grande recompensa material.

Comparadamente,quando alguém se casa somente pela riqueza material do outro,p/ todos os propósito,o cônjuge não desempenha papel algum no casamento.É retirado do cenário substituído pela consideração de como se beneficiará do matrimônio.

Da mesma forma,quando a aproximação de Deus visa somente o interesse particular,Ele(Deus) não é considerado.Essa aproximação é somente p/ tirar proveito da situação.Aqui não se considera Deus,muito menos a sua missão.

III - Por compreender e amar a Deus verdadeiramente
Aqui o desejo de estar próximo de Deus não está baseado na meditação que visa tirar proveito e, independentemente de possuir provas intelectuais para substanciar a sua crença e apesar de todas as refutações,a pessoa nunca o abandonará e a Fé é prática mesmo sabendo das suas implicações - tomar a cruz.

A tradição judaica cristã quando lê este texto diz que tomar a cruz a cada dia e seguir Jesus é rejeitar a sua própria identidade por conta de querer fazer a vontade de Deus.E,aqui está amar a Deus sobre todas as coisas

Nenhum comentário: