quinta-feira, 29 de julho de 2010

ESTUDO SOBRE LÍNGUAS ESTRANHAS - POR:REV.NÁDIO BATISTA PARTE I

                    (rev. Nádio Batista)
CULTO DE ESTUDOS BÍBLICOS - 
- INTRODUÇÃO -
  É extremamente importante,nas análises e interpretações de todos os escritos de cunho doutrinário,que sejam levados em conta o contexto da cultura geral e dos problemas existentes na sociedade.O exame de qualquer assunto isolado desses itens pode gerar conclusões absurdas e acima de tudo,nas palavras dos textos podemos praticar o paganismo camuflado em cristianismo.
  Quando se trata das mensagens do apóstolo Paulo às comunidades gentílicas é importante examinar as bases da cultura e da vivência religiosa do tempo,como as filosofias e os cultos religiosos,por ex.,a Apolo,a Dionísio,a Afrodite e a deuses congêneres,estão estreitamente ligados nos costumes e na mentalidade do povo.

I - CONTEXTO CULTURAL EM QUE O APÓSTOLO PAULO DESENVOLVE SEU MINISTÉRIO
  Além de Roma,o apóstolo Paulo andou e pregou em terras de cultura helênica.Ele próprio se auto-intitulou de Apóstolo dos Gentios (Rm 11,13;At13,46;15,7;18,6;22,21;Ef 3,8).Os Judeus consideravam Gentios todos os que não pertenciam às linhagens de Abraão.Em sua missão entre os Gentios,ele vai se deparar com as práticas tradicionais dos cultos míticos e mistéricos.
  Com muita frequencia,encontramos Paulo chamando atenção e repreendendo as pessoas por práticas de paganismo.Conhecimento para tal,não lhe faltava.Ele era da região da Cilícia,de cultura helênica,e conhecia perfeitamente os costumes e práticas religiosas das outras regiões como:Corinto.Tessalônica,Éfeso,Galácia,Colossos,Etc.
  No comentário a I Co,a Bíblia de Jerusalém diz com muita precisão:"as epístolas que Paulo nos deixou são escritos ocasionais,jamais devemos esquecê-los.Não são tratados de teologia,mas respostas a situações concretas".
  Na época de Paulo,nos cultos surgem muitas práticas mágica,idolátricas,desvios morais e inclusive o fenômeno do "falar em línguas","entrar em êxtase", excessiva exaltação,orgias,etc.
  Estas práticas são tão intensas que chegam a provocar muitas confusões na interpretações de certos fatos e atos da prática cristã.Por ex.:

* O caso do falar em línguas como fruto da ação do Espírito Santo conforme narrado em Atos sendo confundido com o falar estranho dos templos pagãos.

* O amor que cada cristão deve nutrir sendo confundido pela concepção mítica e mistérica do amor pregado e praticado no culto à deusa Afrodite ou Vênus.

                                           [ Continua ]
  
                                                     

Nenhum comentário: